Venho divulgar notícia vinculada no Jornal Minuano, divulgando que o meu amigo Caine Garcia participará do Festival Viola de Todos os Cantos, promovido em São Paulo, por uma emissora afiliada da Rede Globo, levando nossa música nativista para além das fronteiras gaúchas e sulistas.
A quem puder auxiliar a nossa arte gaúcha, patrocinando este cantor e seus intrumentistas, que certamente serão da terra, será muito bem vindo! Aos órgãos municipais e estaduais, também fica o pedido.
Abaixo, veiculo integralmente a notícia, dando os meus cordiais saludos e prestando minha homenagem a este grande poeta e músico!
Bajeense participa do festival Viola de Todos os Cantos |
Realizado pela EPTV, emissora afiliada da Rede Globo no interior do Estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais em parceria com a Pauta Música e Eventos, o festival “Viola de Todos os Cantos”chega à sua 9ª edição. |
O evento reúne, desde 2003, violeiros de todas as regiões do país com o propósito de manter viva a tradição das modas de viola e, ao mesmo tempo, apresentar às novas gerações a magia e o encanto da boa música de raiz. O bajeense Caine Garcia classificou uma música de sua autoria e vai participar da etapa eliminatória, que acontecerá em Varginha (MG), no dia 18 de junho. Esta não é a primeira vez que artistas de Bagé participam do festival. No ano passado, o poeta e letrista Luiz Godinho e o músico e compositor Zulmar Benitez participaram do evento. Caine Teixeira Garcia é servidor público federal, formando do curso de Direito na Urcamp. Incentivador e estudioso da cultura gauchesca, possui uma interessante biblioteca onde a grande maioria dos livros versa sobre assuntos que tratam da história e cultura do RS. Por muito tempo participou de atividades de Centros de Tradições Gaúchas. Assim, começou a participar dos festivais nativistas a partir de 2004. Desde então suas obras já marcaram presença em grande parte dos Festivais do Estado tendo recebido diversas premiações. Recentemente atuou como jurado da 8ª Galponeira de Bagé. Nos palcos, suas obras já foram defendidas por artistas renomados no cenário nativista. Como compositor, possui parcerias com grandes nomes do nativismo. Paralelamente à música, Caine é idealizador e organizador do Grupo Ações Solidárias, responsável por realizações de eventos de cunho social, para auxílio de famílias carentes, especialmente da Zona Norte da Cidade.
Além de autor da letra e da melodia da música “E Assim é a Vida”, milonga classificada no festival, Caine vai defender sua canção no palco da fase eliminatória. Apesar da organização do encontro disponibilizar orquestra aos concorrentes que solicitarem o acompanhamento instrumental, acredita que seria importante levar um “time” de músicos bajeenses. Para ele seria uma maneira de valorizar os talentos locais e de projetar o nome de Bagé no cenário nacional às vésperas do aniversário de 200 anos do Município. Assim, está tentando uma forma de alcançar este objetivo, através de patrocínios de autoridades e órgãos municipais, bem como empresários e amigos que puderem auxiliar.
Sobre o festival
*************
O festival é dividido em duas categorias: Música Sertaneja de Raiz e Música Regional Brasileira, considerada como música típica de cada região do Brasil, tais como toadas, canções, emboladas, baiões, xotes, xaxados, guarânias, frevos, rancheiras, milongas, entre outras.
Foram 30 canções escolhidas na categoria “Regional”, 30 em Música de Raiz, além de outras 10 que ficaram como reservas. A nona edição do Festival "Viola de Todos os Cantos" contabilizou 1 416 inscrições, que partiram de todas as partes do Brasil. O estado recordista de inscrições foi São Paulo, com 907 músicas, seguido por Minas Gerais, com 231 e Rio Grande do Sul com 106 canções.
No mais, salud y suerte!
Link da notícia: http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=62112&busca=1&palavra=caine
Nenhum comentário:
Postar um comentário